Ler+ Jovem - Candidatura 2014-16


O Projeto Ler+ Jovem é um projeto de leitura lançado pelo  Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares  que visa aproximar os jovens da leitura e  ajudar o público adulto a (re)descobrir o prazer de ler.




O NOSSO PROJETO: Ler Todos ++



Este projeto – Ler Todos ++ - pretende envolver os jovens do ensino secundário (10º e 11º anos), em articulação com a biblioteca escolar, a Autarquia, a Biblioteca Municipal de Arouca e algumas entidades da comunidade local, e contribuir para a consecução dos seguintes objetivos:

  • ·      Melhorar o sucesso educativo dos jovens do ensino secundário, considerando o impacto direto e indireto que a leitura tem nas aprendizagens e na formação integral dos alunos;
  • ·       Contribuir para a promoção da leitura junto do público adulto do concelho de Arouca, envolvendo os próprios jovens nas dinâmicas de promoção da leitura postas em prática por redes já existentes no terreno [Biblioteca Municipal, Biblioteca Escolar, outros];
  • ·         Criar uma cultura de valorização da leitura para enriquecimento pessoal através da consolidação de dinâmicas de promoção da leitura desenvolvidas ao longo do projeto.


(elaborado pelo 10º F, do curso profissional multimédia, sob a orientação do professor Filipe Gama.)


(exemplares adquiridos no âmbito do Projeto) 

Encerramento do projeto_Tertúlia "Fábrica de Leituras"



A tertúlia “Fábrica de Palavras” aconteceu numa sexta-feira, dia 21 de outubro, nas instalações da Arouplás, na Zona Industrial das Lameiradas (Mansores)  com a presença de Pedro Lamares.

Pedro Lamares, conhecido ator e apresentador de televisão, trouxe POESIA com Amor, Vida, Morte e Humor,  num ritmo e entoação que surpreendeu e encantou as cerca de 70 pessoas que se associaram a esta iniciativa tanto improvável como imperdível, patrocinada  pela Câmara Municipal de Arouca/Biblioteca Municipal, pela Associação Empresarial do Cambra e Arouca (AECA), pelos Hotel S. Pedro e Restaurante Parlamento e pela Arouplás.
No final, os anfitriões, o Senhor David Silva e a esposa Dona Jacinta, ofereceram um coffee break a todos os convidados. |veja aqui as fotos|

Este evento, integrado no projeto do PNL “Ler Mais Jovem/Ler TODOS++” foi o culminar de uma série de atividades motivadoras, dinamizadas pelos alunos do ensino secundário do agrupamento, de incentivo à leitura. |galeria de fotos|.
Desenvolvido ao longo de dois anos pela Biblioteca Escolar (ESA) e as professores de Português, Fátima Carmo e Olga Soares, em articulação com a Biblioteca Municipal de Arouca, na pessoa da Dra Margarida Rocha , a dinâmica do projeto levou ao envolvimento de diversos parceiros locais -  Arouplás, Hotel S. Pedro, Restaurante Parlamento (testemunho), AECA, Chatron, Santa Casa da Misericórdia de Arouca, Centro de Dia de S. Salvador do Burgo, Assembleia Bar, Casa de Pão do Ló, Centro de Saúde e supermercado de Provezende -  aos quais agradecemos a disponibilidade e o entusiasmo com que receberam os desafios propostos.
Esperamos que a semente fique e germine. 

Porque a LEITURA prejudica seriamente…a ignorância!

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top