Concurso Nacional de Leitura • 12.ª edição | PNL

CNL.png

***

No dia 25 de maio de 2018 realizou-se, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, as provas escritas e orais da fase Metropolitana do Porto do CNL, iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura.

Participaram 50 alunos do 1º, 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e 17 alunos do Ensino Secundário.

De Arouca (dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz), foram os seguintes alunos, previamente apurados:

1.º CEB: Dinis Costa Portugal (AEA)
2.º CEB: Carlos Miguel A. Tavares (AEE)
3.º CEB: Ana Beatriz G. O. Gomes (AEE)
ES: Ana Margarida Sousa Barbosa (AEA)

Estes foram acompanhados pelas professoras bibliotecárias, Adelaide Peres (AEA) e Fernanda  Pinho (AEE), e por Margarida Rocha, da Biblioteca Municipal de Arouca.

A partir das provas escritas e orais foram selecionados 3 candidatos de cada ciclo de ensino para a final, tendo dois alunos de Arouca (Escariz) sido selecionados para realizarem as provas de pré-seleção para a nacional, a realizar no dia 10 de junho, dia em que se celebra a língua portuguesa.

Registamos com muito agrado a excelente qualidade dos nossos candidatos que revelaram ser muito bons leitores. Obrigado pelo vosso empenho, entusiasmo e participação!

Agradecemos também à Câmara Municipal de Arouca a cedência do transporte e a oferta das t-shirts. 

Se quiser saber mais, consulte: 

ata do júri, provas escritas (, , e sec), jogo CNL + forte, mensagens dos escritores (MAM - FL - MC), exposição biobibliográfica dos autores
Fotos (devidamente autorizadas) da BMAG
A Biblioteca Municipal Almeida Garrett integra e organiza, pela 12ª vez consecutiva, o Concurso Nacional de Leitura. O CNL é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, com o propósito de celebrar a leitura, em articulação com a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) /Ministério da Cultura, Rede de Bibliotecas Escolas (RBE), Instituto Camões – Instituto de Cooperação e da Língua [Camões, IP), a DGAE/DSEEPE, a RTP, em articulação com as autarquias.

Este ano, o CNL trouxe duas novidades:
·         A integração do 1º e 2º ciclo do ensino básico, aos quais damos as boas-vindas;
·         A fase regional estar dividida em 3 momentos: na escola, nos municípios e nos territórios intermunicipais/áreas metropolitanas;

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett irá organizar e receber os alunos e escolas selecionados para a fase intermunicipal (3º momento) do Concurso Nacional de Leitura no Porto. 

A fase metropolitana realizar-se-á no dia 25 de maio, entre as 13:30 e as 17h, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

O tema escolhido este ano pela Câmara Municipal do Porto/Biblioteca Municipal Almeida Garrett foi o “Mundo Antigo”, em sintonia com as recomendações do Pelouro da Cultura. O conhecimento do mundo antigo proporcionar-nos-á uma viagem pelos clássicos da literatura e pelos alicerces da cultura europeia. Visitaremos a Grécia e a Roma Antiga, sobrevoaremos o Mediterrâneo, encontraremos os deuses e deusas da Antiguidade Clássica. Escolhemos obras que despertem o interesse das crianças e jovens sobre este tempo e espaço glorioso, repletos de encantos e perigos mil, certos que reconhecerão muitos dos seus heróis.

As obras selecionadas para a fase metropolitana do Porto são as seguintes:

Ensino Secundário:
CARVALHO, MÁRIO – Um Deus passeando pela brisa da tarde (existem várias edições, nomeadamente da Editorial Caminho e da Porto Editora)



 3º Ciclo do Ensino Básico:
HOMERO; adapt. LOURENÇO, Frederico - Livro III: Ulisses conta as suas viagens in A odisseia de Homero adaptada para jovens por Frederico Lourenço. Lisboa: Cotovia, 2007, pp. 131-185



 2º Ciclo do Ensino Básico
MENÉRES, Maria Alberta – Ulisses. (existem várias edições, designadamente da Asa e Porto Editora)


1º Ciclo do Ensino Básico
Adapt. SÁNCHEZ, Isidro; trad. LINHARES, Francisco Alba; ilust. de TOBELLA, Montserrat – O cavalo de Tróia. Porto: Asa, 1997





Consultar REGRAS GERAIS aqui.

***


De acordo com o regulamento do CNL 2017/2018 do Concelho de Arouca, decorreram as provas de leitura na Biblioteca Municipal de Arouca, no dia 13 de abril, às 14:30, organizadas pela Biblioteca Municipal, em articulação com as escolas e a CIBE. Consistiram numa prova pública, em formato de entrevista/prova oral e o Júri foi constituído pela técnica da Biblioteca Municipal de Arouca, Dra. Margarida Rocha, a Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Dra. Isabel Pardal, e um convidado externo de reconhecido mérito nas áreas da leitura e da escrita, Professora Doutora Maria de Lurdes Correia Fernandes.


As obras escolhidas pelo Júri do Concurso foram:
1.º CEB: “O rapaz da bicicleta de vento e outras andanças”, de João Manuel Ribeiro
2.º CEB: “A mala rápida do Senhor Parado”, de Rui Almeida Paiva
3.º CEB: “Um Homem e o Seu Cão”, de Thomas Mann
ES: “A lenda de Martim Regos”, de Pedro Canais

Compareceram à prova os seguintes alunos apurados previamente na fase escolas, dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz, respetivamente:

1.º CEB: Dinis Costa Portugal e Carolina Duarte da Silva
2.º CEB: Eunice Almeida Correia e Carlos Miguel A. Tavares
3.º CEB: Matilde Brito Moreira e Ana Beatriz G. O. Gomes
ES: Ana Margarida Sousa Barbosa e Bárbara Inês Pereira Silva




Foram apurados os seguintes alunos vencedores (1 por nível de ensino) que representarão o Município de Arouca no momento seguinte, de contexto intermunicipal, na Área Metropolitana do Porto, no dia 25 de maio:



1.º CEB

Dinis Costa Portugal / AEA
2.º CEB
Carlos Miguel Almeida Tavares / AEE
3.º CEB
Ana Beatriz Guimarães Oliveira Gomes / AEE
Ensino Secundário
Ana Margarida Sousa Barbosa / AEA

Todos os participantes estão de parabéns: demonstraram gosto de ler, capacidades de leitura e interpretação e conhecimento das obras, fazendo deste dia um dia de festa. Obrigado por participarem e por serem exemplos de bons leitores!
Fonte: Biblioteca Municipal de Arouca
***


O 1º momento do Concurso Nacional de Leitura (fase regional – provas na escola) está terminado. Participaram 73 alunos do 1º Ciclo, 24 do 2º,  29 do 3º e 15 do secundário. Estes realizaram um questionário online sobre as obras lidas.  

Foram selecionados e premiados os seguintes alunos:

1º Ciclo 

Dinis Costa Portugal, 3ºB ARC

2º Ciclo 

Eunice Almeida Correia, 6ºC

3º Ciclo

Matilde de Brito Moreira, 9ºC

Secundário

Ana Margarida Sousa Barbosa, 12ºA




segundo momento de seleção (fase regional – provas na Biblioteca Municipal) realiza-se na Biblioteca Municipal de Arouca, no dia 13 de abril de 2018, às 14:30 e consiste numa prova pública, em formato de entrevista/prova oral.

Constitui o Júri a técnica da Biblioteca Municipal de Arouca, Dra. Margarida Rocha, a Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Dra. Isabel Pardal, e um convidado externo de reconhecido mérito nas áreas da leitura e da escrita, a Professora Doutora Maria de Lurdes Correia Fernandes.

Aqui serão apurados os alunos vencedores que representarão o Município de Arouca (do AEA ou AEE) no momento seguinte, de contexto intermunicipal (1 vencedor em cada nível de ensino).


Resultados das provas 1º ciclo2º ciclo3º ciclo e secundário.

Obrigada a todos os alunos participantes!


***


Esta iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, conta com a colaboração da Rede das Bibliotecas Escolares, da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), do Camões IP, da Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE) e da RTP.

Com o objetivo de estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral junto da população escolar, o universo do concurso é alargado, na atual edição, a todos os níveis de ensino básico e secundário. 

Regulamento e calendário (atualizado e revisto em 22/01)

Fonte: blogue RBE


(revisto e adaptado à ESA)


A leitura e a escrita alimentam-se de criatividade, entusiasmo, sonho e vontade de partilhar. São fundamentais para o desenvolvimento de conhecimentos, competências, atitudes e valores.
A leitura será mais uma vez fruída e posta à prova no Concurso Escolar, Municipal e Nacional com o intuito de promover o gosto pelo livro e criar/reforçar hábitos de leitura no Concelho, mais particularmente, na comunidade educativa, motivando para a partilha de leituras, convívio e competitividade saudável entre os participantes.
A 12.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura, com início no dia 20 de novembro de 2017, data oficial de abertura, e término no dia 10 de junho de 2018, data de celebração da língua portuguesa, é organizado pelo Plano Nacional de Leitura 2027, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP), com a DGAE/DSEEPE, versão lusófona, e com a Rádio e Televisão Portuguesa e compreende duas fases, a regional e a nacional, sendo que o presente documento regula os procedimentos relativos à participação na fase regional.

1. OBJETIVOS
O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de leitura e de análise e de interpretação textual nas crianças e jovens que frequentam o Ensino Básico e o Ensino Secundário.

2. CALENDARIZAÇÃO
O Concurso Nacional de Leitura compreende a Fase Regional e a Fase Nacional, decorrendo em momentos distintos, englobando:
2.1.FASE REGIONAL – 1.º Momento – Provas nas escolas:
2.1.1. Decorrerão no início do segundo período do ano letivo;
2.1.2. São organizadas em cada uma das Escolas do Agrupamento de Escolas de Arouca e do Agrupamento de Escolas de Escariz inscritas e coordenadas pelos Professores Bibliotecários;
2.1.3. São realizadas provas escritas, preferencialmente em plataforma moodle, sob a forma de questionário online para apurar 1 vencedor por cada nível de ensino (3º ciclo do ensino básico e ensino secundário)

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AROUCA

Ensino Básico
06 de fevereiro 2018 | 11h50min

Ano
Turma
Número de alunos
Sala
A
4
TIC 4
B
6
D
2
TIC 2
F
1
G
1
A
4
TIC 5
C
6
E
2
TIC 2
A
3
TIC 6
B
2
C
3
E
5

Ensino Secundário
16 de fevereiro 2018 | 15h10min

Ano
Turma
Número de alunos
Sala
10º
A
4
TIC 6
E
1
F
1
I
16
TIC 5+TIC 6
11º
C
1
TIC 6
D
2
12º
A
1
TIC 6


2.1.4. São avaliadas pelo número de respostas certas e pelo tempo de resposta;
2.1.5. Culminam no final mês de fevereiro com o apuramento e anúncio dos alunos selecionados para as provas municipais.

2.2. FASE REGIONAL – 2.º Momento – Provas BM;
2.2.1. São organizadas pela Biblioteca Municipal, em articulação com as escolas e a CIBE;
2.2.2.Realizam-se na Biblioteca Municipal de Arouca, no dia 13 de abril de 2018, às 14:30;
2.2.3. Consistem numa prova pública, em formato de entrevista/prova oral;
2.2.4. Constitui o Júri a técnica da Biblioteca Municipal de Arouca, Dra. Margarida Rocha, a Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Dra. Isabel Pardal, e um convidado externo de reconhecido mérito nas áreas da leitura e da escrita, Professora Doutora Maria de Lurdes Correia Fernandes;
2.2.5. Serão apurados os alunos vencedores que representarão o Município de Arouca no momento seguinte, de contexto intermunicipal (1 vencedor em cada nível de ensino).

2.3. FASE REGIONAL – 3.º Momento – Provas Intermunicipais nas áreas metropolitanas;
2.3.1. Realização de provas para a seleção de 2 concorrentes vencedores por CIM/AM/Escolas Portuguesas no Estrangeiro, em cada nível de ensino que irão competir na Final Nacional.
2.3.2. Decorrem entre os dias 1 e 25 de maio.


2.4. FASE NACIONAL
2.4.1. A final nacional do Concurso Nacional de Leitura terá lugar a 10 de junho de 2018, dia em que se celebra a língua portuguesa.


3. CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO
3.1. A participação no Concurso Nacional de Leitura está aberta aos alunos que frequentam qualquer escola do Agrupamento de Escolas de Arouca e do Agrupamento de Escolas de Escariz;
3.2.Os concorrentes serão distribuídos em quatro Categorias:
3.2.1. Primeiro Ciclo do Ensino Básico;
3.2.2. Segundo Ciclo do Ensino Básico;
3.2.3. Terceiro Ciclo do Ensino Básico;
3.2.4. Ensino Secundário.

4. OBRAS SELECIONADAS PARA AS PROVAS
4.1. No 1.º momento (Provas nas Escolas), as obras são escolhidas pelo Júri do Concurso, em articulação com as escolas e professores bibliotecários, a saber:

4.1.1.Primeiro Ciclo do Ensino Básico:
(AEA) O Espanta -Pardais, de Maria Rosa Colaço
(AEA) O Segredo do rio, de Miguel Sousa Tavares
(AEE) O senhor do seu nariz, de Álvaro Magalhães
(AEE) O gigante egoísta e o príncipe feliz, de Oscar Wilde

4.1.2. Segundo Ciclo do Ensino Básico:
(AEA) O Espectador Intrometido, de Nuno Magalhães Guedes
(AEA) A Aventura no Castelo, de Enid Blyton
(AEE) A Viúva e o Papagaio, de Virgínea Wolf
(AEE) Missão impossível, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

4.1.3.Terceiro Ciclo do Ensino Básico:
(AEA) Os livros que devoraram o meu pai, de Afonso Cruz
(AEE) História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda
(AEA) (AEE) O Principezinho, de Saint Exupery
(AEA) (AEE) O guarda da praia, de Maria Teresa Maia Gonzalez

4.1.4. Ensino Secundário:
(AEA) (AEE) Debaixo de algum céu, de Nuno Camarneiro

4.2. No 2.º momento (Provas na Biblioteca Municipal), as obras são escolhidas pelo Júri do Concurso, em articulação com as escolas e professores bibliotecários, a saber:

4.2.1.Primeiro Ciclo do Ensino Básico:
O rapaz da bicicleta de vento e outras andanças, de João Manuel Ribeiro

4.2.2. Segundo Ciclo do Ensino Básico:
A mala rápida do Senhor Parado, de Rui Almeida Paiva

4.2.3.Terceiro Ciclo do Ensino Básico:
Um Homem e o Seu Cão, de Thomas Mann

4.2.4. Ensino Secundário:
A lenda de Martim Regos, de Pedro Canais


5. PRÉMIOS
5.1. Será atribuído a cada participante um certificado de participação.
5.2. No primeiro momento, os prémios a atribuir aos vencedores serão decididos a nível de escola.
5.3. No segundo momento, os dois primeiros classificados de cada uma das categorias receberão prémios atribuídos pela Câmara Municipal de Arouca.


6. OMISSÕES
Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelo Júri do Concurso em contexto municipal.


Arouca, 16 de janeiro de 2018

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top