No dia 23 de abril, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Arouca comemoraram o Dia Mundial do Livro com uma cerimónia de entrega de prémios aos finalistas do Concurso de Leitura (CL), às Super TURMAS e aos Super Leitores. Também foi premiada a aluna Ana Miguel Carvalho, do 8ºA, da ESA que obteve o 3º lugar, a nível distrital, no Concurso Nacional de Leitura (CNL).




A plateia esteve repleta, no auditório pequeno da ESA, com quatro turmas presentes, dos vários ciclos de ensino, alunos de diversas Escolas Básicas, Docentes, Direção do Agrupamento, Pais/Encarregados de Educação, Representantes de Editoras, Bibliotecária Municipal, bem como Presidentes/representantes de Juntas de Freguesia.


Concurso de Leitura_Alunos Vencedores e SUPER_Leitores

Posição
Turma
Finalistas
1º ciclo 5º lugar
3º B   ROS
Dinis Ferreira Rocha
2º ciclo 4º lugar
5º B
Nuno Pinho Fernandes
1º ciclo 4º lugar
4º A    BOV
Leandro Gonçalves Fernandes
2º ciclo 3º lugar
5º C
Rita Santos Machado
6º C
Samuel Duarte
1º ciclo 3º lugar
3º/4º  PTE
Margarida Coelho Soares
2º ciclo 2º lugar
6º C
Inês Almeida
1º ciclo 2º lugar
4º B ARC
Filipe Brito Teixeira
2º ciclo 1º lugar
6º G
Pedro de Oliveira Garrido
1º ciclo 1º lugar
3º B   ARC
Matilde da Costa Moreira

1º ciclo – 2º lugar
EUNICE ALMEIDA CORREIA (3ºB)
1º ciclo -  1º lugar
CAROLINA MARTINS ROSÁRIO (4º B)
2º ciclo – 2º lugar
CRISTIANA FIDALGO COSTA (6º F)
2º ciclo -  1º lugar
MARISOL SOFIA RODRIGUES (6º D)
3º ciclo
João Gabriel Duarte Barbosa (7ºA)
Secundário
Joana Patrícia Tavares de Paiva (11ºB)
A.O ESA
Carla Maria Sousa Rodrigues
Docente ESA
Helena Rodrigues (grupo 100)


Concurso de Leitura_SUPERturmas:


Turma
Professora
1º ciclo
26 alunos (100%)
4º B - Arouca
Margarida Miguel
2º ciclo
19 alunos (70%)
6ºC
Maria Goreti








A promoção da leitura junto dos alunos do Ensino Básico e Secundário tem sido, ano após ano, uma prioridade para os Departamentos do 1ºCiclo, de Línguas (ESA e EBA) e para as BEs do Agrupamento de Escolas de Arouca, tendo em vista a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos e a sua formação integral, enquanto cidadãos (in)formados e críticos.

Nesta perspetiva, todos os anos e este ano, pela nona vez consecutiva, foi dinamizado, na ESA, o Concurso Nacional de Leitura em articulação com o Plano Nacional de Leitura (PNL) e na Escola Básica de Arouca e 1º Ciclo, pela 3ª vez consecutiva, o Concurso de Leitura, articulado com o PNL e Metas Curriculares. O objetivo destes concursos é aumentar o número de leitores e consolidar os hábitos de leitura, promovendo a leitura autónoma e privilegiando o prazer de ler.

O concurso (CNL/CL) também avaliou a competência literária dos estudantes do 1º Ciclo, nomeadamente dos 3º e 4º anos, dos 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Este concurso (CNL/CL) tem tido, desde a primeira edição, uma adesão assinalável no agrupamento (este ano, ESA – 515 inscritos e EBA/1ºciclo - 350) e excelentes resultados nas finais distritais e nacionais, onde os nossos alunos têm sido sucessivamente distinguidos (CNL). Esta atividade - C(N)L - tem sido explorada no sentido de mobilizar o maior número possível de alunos, para o que muito tem contribuído a implementação do prémio “SUPERturma”, atribuído à(s) turma(s) com maior número de alunos participantes e com melhor desempenho (resultados apurados conforme regulamento).

Esta tem sido também uma iniciativa integradora, na medida em que nela têm participado alunos de diferentes percursos formativos (ensino regular/profissional/vocacional) sendo de realçar a atribuição de prémios especiais patrocinados por empresas locais, exclusivamente para os alunos dos percursos profissionalizados. Com efeito, o reconhecimento do mérito dos alunos participantes foi uma prioridade deste projeto. Para isso, a organização contou com o apoio de alguns parceiros tais como: direção do Agrupamento, editoras, empresas locais, juntas de freguesia, Câmara Municipal e biblioteca municipal na atribuição de prémios. Estes parceiros juntaram-se à escola para reforçar a importância desta iniciativa e a pertinência dos objetivos que persegue.

Bem-haja a todos!

|Ver aqui todas as fotos.|

|Ver aqui vídeo Boas Práticas|

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top