No âmbito da 9ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2014/2015, mais de 250 alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário do distrito de Aveiro reuniram-se hoje, dia 16 de abril,  em Albergaria-a-Velha, para a fase distrital.

Foram muitos os alunos a prestar a prova escrita, mas apenas cinco de cada categoria (do 3º ciclo e secundário) passaram à prova pública (oral). Entre eles, estava um dos nossos alunos  - Ana Miguel Carvalho, do 8ºA, que obteve um honroso 3º lugar (básico).
Os  alunos foram recebidos na Biblioteca Municipal pelo Presidente da Câmara, António Loureiro, pela Vereadora da Educação, Catarina Mendes, e pela responsável pelo Concurso Nacional de Leitura, Vera Oliveira. Realizaram depois a prova escrita, na Incubadora de Empresas, pelas 11h30. Durante a correção dos testes, os alunos tiveram um almoço convívio e seguiram em  visita pela [Re]Conhecer Albergaria-a-Velha, a Mostra de Oferta Educativa e Formativa que está a decorrer no Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha.

Durante a tarde, pelas 16h00, o Cineteatro Alba recebeu a prova oral. Para além de responderem a questões sobre as obras estudadas, os concorrentes  declamaram poesia de diversos autores.

As obras a concurso selecionadas foram: “O senhor Henri”, de Gonçalo M. Tavares, e “O Estranhão”, de Álvaro Magalhães, para o 3º Ciclo, e “Uma menina está perdida no seu século à procura do pai”, de Gonçalo M. Tavares, e “Experiência Antárctida: relatos de um cientista polar português, ”, de José Xavier, para o Secundário.

Os vencedores e os dois suplentes foram escolhidos por um júri constituído por três elementos entre os quais Fernando Pinto de Amaral, comissário do Plano Nacional de Leitura. Estes vão representar o distrito de Aveiro na grande Final do Concurso Nacional de Leitura, a decorrer em  Lisboa, no decurso do mês de maio.

Para os professores e encarregados de educação que acompanharam os concorrentes, a Autarquia preparou um programa cultural que incluiu visitas guiadas à Biblioteca Municipal e à exposição permanente do Cineteatro Alba, bem como uma prova gastronómica de produtos locais.

O Concurso Nacional de Leitura, coordenado pelo Plano Nacional de Leitura em estreita articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares, é o principal evento nacional do género e já vai na sua oitava edição. A iniciativa tem como objetivo promover e estimular a prática da leitura entre os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, através do convívio de alunos, professores e comunidade local.

PARABÉNS e obrigada à Ana Miguel Carvalho que levou o Agrupamento de Escolas de Arouca ao palco e obteve o 3º lugar!
Os parabéns vão também para a Alexandra Teixeira, a Beatriz Teixeira, o Carlos Mendes, a Clara Brito e a Mariana Pinto. 
A escola está orgulhosa da vossa participação e reconhece o vosso esforço e o vosso entusiasmo.
Estão igualmente de parabéns as professoras dos alunos finalistas do AEA, que os acompanharam até à Prova Distrital - Ana Celeste Fernandes, Florbela Fernandes, Marisa Saraiva, Regina Almeida, Olga Rodrigues e Olga Soares.

Por fim, agradecemos a colaboração da Câmara Municipal de Arouca na cedência do transporte.

Ver/Descarregar fotos

Vencedores do distrito no Concurso Nacional de Leitura encontrados em Albergaria-a-Velha


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top